Eu não sei como você chegou aqui, mas já que chegou sinta-se em casa. Qualquer dúvida...

Todo esforço se bem guiado será recompensado!

1) Técnicas de Taekwondo:

No Taekwondo dá-se o nome de KIBON KISUL as técnicas fundamentais e elas estão divididas em dois grupos, SON KISUL as técnicas de mão e BAL KISUL que são as técnicas de pernas.

1.1) KIBON KISUL:
1.2) BAL KISUL:
1.3) KIBON KISUL:
1.4) BAL KISUL:

2) Principios fisicos básicos:

2.0.1) Origem da força:

Para obtenção de um golpe eficaz é necessário a utilização da potência muscular de todo o corpo que apoia o movimento. Quanto maior a quantidade de músculos que apoiem o movimento maior será a potência e maior será então a força resultante.

A capacidade de trabalhar músculos específicos e de traduzir a potência muscular em golpes, realizando o mínimo de esforço possível é obtido progressivamente através de treinos. E daqui vem a importância da constância nos treinos.

2.0.2) Principio de ação e reação:

Toda ação gera uma reação de mesma intensidade e sentido contrário.

Toda vez que golpeamos um objeto imóvel sentimos o golpe de volta atráves do braço ou perna que desferiu o golpe.

Se não formos capazes de freiar o movimento do corpo sofreremos danos nas articulações, e para evitar contusões é importante "relaxar" o corpo na hora do impacto e não antes.

É importante se atentar nos movimentos de rotação para não sobrecarregar pontos do corpo na hora da utilização dos diversos músculos.


Cinesiologia é a ciência que estuda o movimento do corpo humano. A seguir apresentaremos breves conceitos aplicados a prática do Tae Kwon Do.

2.1) Equilibrio:

O objetivo é obter o máximo de controle do nosso centro de gravidade. No Tae Kwon Do as posições iniciais, intermediárias e finais devem ser estáveis para obter força ótima.

Um movimento estável se consegue com controle do centro de gravidade e com deslocamentos precisos atráves da postura;Para manter o equilibrio em uma postura, ou entre posturas, tem que controlar e rotacionar adequadamente o centro de gravidade nas posições intermediárias.

2.1.1) Equilibrio estático:

O que realizamos com técnicas onde nossos pés estão apoiados no chão (ap kubi, tuit kubi...). Para ter um perfeito controle deve-se guardar em cada uma das posturas a distância correta entre os pés, a angulação e abertura, assim como a porcentagem de peso em cada perna.

2.1.2) Equilibrio dinâmico:

Utilizamos nas técnicas de salto, troca de pés, esquivas, steps... para dominar essa técnica é necessário gravar as compensações de peso e forças que podemos realizar com nosso corpo.

2.2) Apoio e sustentação:
2.3) Transmissão do movimento:
2.4) Potência:
2.5) Velocidade:
2.6) Respiração:
2.7) KIAP (Grito):
2.8) Concentração:
2.9) Defesa:
2.10) Ataque:
2.11) Principio da Área coberta:

3) Alongamento:

4) Fortalecimento muscular:

Retornar